• Dia mundial da saúde mental

    Dia 10 de Outubro é o dia mundial da saúde mental, assim como o corpo precisa de cuidados, a mente também deve estar em ótimas condições. É importante ressaltar que na sociedade existem pessoas que precisam de tratamento psicológico, atualmente o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é responsável por oferecer assistência e incluí-las na sociedade como qualquer outra pessoa, isso ainda é um tabu, que tem que ser discutido!
    Por algum tempo na antiguidade acreditava- se que as doenças mentais estavam associadas a espíritos malignos, logo depois os hospícios começaram a abrigar essas pessoas, muitos não tinham problemas mentais, viviam nesses abrigos abandonadas e excluídos do meio social, por seus familiares. O Hospital Colônia de Barbacena é um exemplo de atrocidade, pessoas viviam em situações precárias; choques diários, frio e falta de roupas.
    Há relatos que no início do anos 1980 que corpos, chamados de "peças" eram vendidos para faculdades de medicina. Foi um holocausto brasileiro que não foi registrado pela história dos livros didáticos. O mesmo foi fechado no fim do mesmo ano.
    A lei N° 10.216, de 06 de Abril de 2001 oferece amparo às pessoas acometidas de transtorno mental, a finalidade é inseri-las novamente no seio familiar, no trabalho e na comunidade após a recuperação. É retrógrado no tratamento os pacientes ficarem longe da família, isolados da sociedade, como se fossem perigosos.
    É preciso deixar de lado o estereótipo de "louco" e aprender à ter uma nova percepção, são pessoas que precisam de ajuda, como qualquer outra; tem seus medos, traumas e o seu próprio mundo idealizado.



  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Tecnologia do Blogger.

    Siga o Blog!

    EMAIL

    lucas.correaps93@hotmail.com

    SNAPCHAT

    kascaiscorrea