• Outubro rosa

    Outubro é o mês das mulheres, através da campanha "Outubro rosa" criada para conscientizá-las sobre o câncer de mama. É o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A maioria dos casos ocorre com mulheres acima de 50 anos, por diversos fatores: ambientais, comportamentais, hormonal, genéticos e hereditários.
    A doença é causada quando às células anormais se multiplicam formando um tumor. São comuns sinais como: aparecimento de nódulos, mas somente o Médico poderá identificar se é benigno ou maligno. É importante que as mulheres se previnam tendo hábitos saudáveis como uma boa alimentação e atividades físicas.
    O movimento outubro rosa criado em 1980, todo ano divulga a prevenção e o acesso ao tratamento para diminuir os casos de mortalidade. A maior forma de se prevenir é conhecer a doença, assim as chances de cura no início são maiores, deve-se sempre fazer acompanhamento médico e fazer o autoexame.
    Para detectar o câncer de mama é através de um exame de mamografia a cada dois anos, caso não haja sinais nem sintomas. O tratamento depende do grau da doença; tratamento local: cirurgia e radioterapia, tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
    O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito pelo INCA. É importante que a família esteja presente, acompanhando o tratamento, pois o (a) paciente pode estar bem abalado psicologicamente.



  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Tecnologia do Blogger.

    Siga o Blog!

    EMAIL

    lucas.correaps93@hotmail.com

    SNAPCHAT

    kascaiscorrea